Blog

Acompanhe nossos conteúdos, textos, artigos e novidades, sempre atualizados com regularidade.

TEPT
27 de março de 2024

Depressão: é necessário manter a esperança no tratamento

Por Andrea Feijó de Mello Este sábado o Prof Allan Young, chefe do setor de transtornos do humor do Department of Psychological Medicine do Institute of Psychiatry, Psychology and Neuroscience…
TEPT
19 de março de 2024

10º Encontro Internacional de Psicoterapia Interpessoal

Em Newcastle (Inglaterra), acontece o 10º Encontro Internacional de Psicoterapia Interpessoal. O tema é sobre a crise global de saúde mental em jovens e a falta de tratamento para a…
TEPT
14 de março de 2024

International Society of Interpersonal Psychotherapy Studies Meeting

Profº Marcelo Feijó no International Society of Interpersonal Psychotherapy Studies Meeting em New Castle Inglaterra dando um show nesta aula dos trabalhos que realizamos no Brasil, onde ele é o…
TEPT
6 de março de 2024

O TRATAMENTO PSICOLÓGICO DO TRAUMA EM ANDAMENTO

Por José Paulo Fiks A concepção das terapias psicológicas para o trauma habitualmente pressupõe que o evento traumático ocorreu no passado. Assim é preciso uma intervenção no presente como parte…
TEPT
28 de fevereiro de 2024

A gente pode desenvolver pânico depois de um trauma emocional?

Por Andrea Feijó de Mello Traumas emocionais intensos como sofrer assaltos, violência física, sexual, abusos emocionais podem levar a uma reação de medo intensa e um ataque de ansiedade. Estes…
TEPT
21 de fevereiro de 2024

Lugar de mulher é onde ela quiser

Por Andrea Feijó de Mello Dia 11 de fevereiro foi o dia de comemorar as Mulheres e Meninas na Ciência, a Prof. Helena Nader, hoje a 1ª mulher presidente da…
TEPT
9 de fevereiro de 2024

ESTUPRO COMO ARMA DE GUERRA

Por Cecília Zylberstajn Em seu último livro, Truth and Repair, lançado ano passado, Judith Herman, uma das vozes mais importantes sobre trauma na atualidade, escreve que "em guerras a prevalência…
TEPT
25 de janeiro de 2024

Abertas vagas pra estágio voluntário 2024

Aos psicólogos interessados em aprimorar o conhecimento sobre as consequências da violência na saúde mental, abertas vagas de estágio voluntário para 2024: Oferecemos: Ampliar os conhecimentos teórico-clínicos no atendimento a…
TEPT
22 de janeiro de 2024

Feminicídio

Por Marcelo Feijó de Mello Dados do Mapa da violência (2023) mostrou que apesar do decréscimo na taxa de homicídios no Brasil, houve um crescimento de 0,3% em relação às mulheres.…
TEPT
6 de dezembro de 2023

TRAUMA VICÁRIO

O trauma vicário é algo relativo a exposição a eventos traumáticos no exercício da profissão, você pode saber mais acessando o link abaixo. Veja a Reportagem do Dr. Drauzio Varella: https://drauziovarella.uol.com.br/psiquiatria/trauma-vicario-quando-o-profissional-revive-o-trauma-de-seus-pacientes/   Foto:…
TEPT
29 de novembro de 2023

25 de Novembro – Dia Internacional de Eliminação da Violência contra a Mulher

25 de Novembro - Dia Internacional de Eliminação da Violência contra a Mulher, feminicídio, estupro, violência doméstica, formas de violência que deixam marcas profundas. Veja a Reportagem da Agencia Brasil…
TEPT
22 de novembro de 2023

Tolerância

Por Marcelo Feijó de Mello Tolerância, que vem de tolerare, que significa acolher, contudo seu significado se modificou com o tempo, passando a significar uma virtude da paciência, sendo seu antônimo…
TEPT
1 de novembro de 2023

OS DANOS DA GUERRA

Por Marcelo Feijó de Mello As guerras trazem mortes, ferimentos e destruição. As guerras sempre têm variados motivos, mas sempre iniciada por emoções. O medo e a raiva são emoções trazidas…
TEPT
11 de outubro de 2023

TERROR, SEQUESTRO E TRAUMAS DE GUERRA:

Por José Paulo Fiks A disputa entre judeus e palestinos acontece desde a criação do estado de Israel em 1948. São tantos eventos históricos e tantos sobressaltos bélicos que é…
TEPT
20 de setembro de 2023

Sobre violência e assédio nas faculdades de medicina

Por Andrea Feijó Mello Infelizmente o episódio de violência de gênero que ocorre nos jogos acadêmicos não é algo incomum e nem recente. Esta semana noticiado na mídia o que…
TEPT
13 de setembro de 2023

TRAUMA E SETEMBRO AMARELO

Por José Paulo Fiks Setembro Amarelo já se consagrou como uma campanha mundial de conscientização para a prevenção do suicídio, especialmente pelo olhar da promoção de saúde mental. A ideia…
TEPT
18 de agosto de 2023

Violência contra a mulher: Essa luta também é sua

Agosto Lilás é o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher Por Andrea de Abreu Feijó de Mello Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que…
TEPT
1 de agosto de 2023

Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023

Por Marcelo Feijó de Mello A recentíssima edição do anuário Brasileiro de Segurança é preocupante, apesar da menor taxa de homicídios dos últimos anos, houve grande aumento na notificação de crimes…
TEPT
25 de julho de 2023

Novo decreto para controle de armas 21/07/2023

Por Andrea Feijó Mello É sabido que o maior acesso a armas de fogo acarreta maiores índices de violência. O novo decreto de controle de armas de 21/07/23 visa corrigir uma…
TEPT
28 de junho de 2023

ESTUPRO COMO ARMA DE GUERRA

Por Dr. Breno Linard (Foto e Texto) "Poder ver e ouvir de perto um pouco da corajosa jornada de Nadia Murad foi sem dúvida uma experiência transformadora. Ganhadora do Prêmio Nobel da…
TEPT
22 de junho de 2023

Psicoterapias para o TEPT focadas no trauma ou no afeto?

Por Marcelo Feijó de Mello As psicoterapias focadas no trauma são indicações de primeira linha para o tratamento do TEPT em vários guias de intervenções. As indicações destes guias se…
TEPT
7 de junho de 2023

ME TOO

Em um depoimento emocionante na abertura do Congresso Americano de Psiquiatria em São Francisco, a atriz Ashley Judd fala sobre trauma e como fez para superar as vivências emocionalmente negativas…
TEPT
24 de maio de 2023

Congresso da Associação Americana de Psiquiatria

No Congresso da Associação Americana de Psiquiatria, Dr. Krystal apresentou dados de estudos com cetamina desde os anos 80. A nova perspectiva é que para tratamento de Estresse Pós Traumático…
TEPT
10 de maio de 2023

UM PASSADO INCANDESCENTE

Por José Paulo Fiks Acaba de sair no Brasil o livro “Dores Reveladas”, de Sergio Niskier e Danielle Goldrajch. Precioso pelo tipo de pesquisa rara por aqui. A obra reúne…
TEPT
4 de maio de 2023

Conflitos e Confrontos

Por Marcelo Feijó de Mello Conflitos são inerentes. Saber lidar com eles nos trás saúde mental, paz e felicidade. Os conflitos podem descambar para o confronto, quando se tenta anular o…
TEPT
19 de abril de 2023

Violência contra inocentes. O que existe atrás de agressores de escolas e creches

Por Marcelo Feijó de Mello Atos extremos como os cometidos em creches e escolas aterrorizam por sua barbárie, incompreensibilidade e violência. Nossas dúvidas podem nos levar a agirmos movidos por emoções…
TEPT
13 de abril de 2023

Ataques em escolas, não há uma explicação única para tal

Por Andrea Feijó Mello Recentemente este fenômeno de ataques inesperados em escolas tem tomado as notícias em nosso país. Estudos mostram que noticiar os agressores, assim como replicar as imagens, gera…
TEPT
3 de abril de 2023

SEXO, GÊNERO POPULAÇÃO LGBTQIA+ E O TEPT

Por José Paulo Fiks Neste mês de março o PROVE/UNIFESP e o Diretório Científico Albert Einstein realizaram um evento para discutir os achados mais recentes em tratamentos do trauma ao…
TEPT
24 de março de 2023

From trauma to PTSD and its treatment: do sex and gender matter?

Neste sábado (25/03/23) teremos o Simpósio com a aula da Dra. Miranda Olff que vai nos falar sobre trauma e gênero. Temos dados que mostram que as mulheres têm maior…
TEPT
7 de março de 2023

O DIA INTERNACIONAL DA MULHER, VIOLÊNCIA E POSSÍVEIS SAÍDAS

Por José Paulo Fiks Nesta época de comemorações há pouco o que celebrar no campo da violência contra a mulher no Brasil. Notícias diárias e achados de pesquisas mais recentes…
TEPT
27 de fevereiro de 2023

Saúde mental nas catástrofes

Por Marcelo Feijó de Mello Nós brasileiros somos muito críticos com relação a nós mesmos, mas em situações de catástrofes é notável sempre uma grande solidariedade. Solidariedade, que vem do…
TEPT
8 de fevereiro de 2023

Feminicídio: até quando?

Foto: André Nascimento Por Andrea Feijó Mello A jovem Janaína, estudante da Universidade Federal do Piauí, foi cruelmente assassinada após estupro, seu agressor cometeu feminicídio e atos de violência sexual…
TEPT
2 de fevereiro de 2023

VIOLÊNCIA DE GRUPOS

Por José Paulo Fiks O psicanalista Contardo Calligaris falecido em 2021 gostava de compartilhar com leitores de jornal, programas de televisão e até em seriados de streaming suas análises sobre…
TEPT
13 de janeiro de 2023

Abertas vagas pra estágio em psicologia

Aos psicólogos interessados em aprimorar o conhecimento sobre as consequências da violência na saúde mental, abertas vagas de estágio voluntário para 2023: Oferecemos: ampliar os conhecimentos teórico-clínicos no atendimento a…
TEPT
15 de dezembro de 2022

Qual o papel da esperança na recuperação de um trauma?

Por Andrea Feijó Mello O trauma através da violência interpessoal acarreta a perda da confiança nas pessoas e da esperança de que um vínculo afetivo possa ser seguro. Grande parte…
TEPT
7 de dezembro de 2022

FUTEBOL E TRAUMA PRECOCE

Por José Paulo Fiks Em tempos de copa do mundo de futebol os sentidos parecem fazer o mundo girar em torno de uma bola. Mas no campo da mente é…
TEPT
24 de novembro de 2022

Racismo

Infelizmente, racismo é um fenômeno comum na sociedade. Pessoas que passam por experiências de racismo frequentemente apresentam problemas de saúde mental. O PROVE e a Universidade de Amsterdam promoveram um…
TEPT
8 de novembro de 2022

Você sabe o que é dissociação peritraumática?

Link para acesso ao artigo: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/15299732.2022.2136326 Link para acesso ao artigo: https://doi.org/10.1177/08862605221114151 Como sobrevivemos a uma ameaça grave? É comum uma reação adaptativa chamada dissociação peritraumática, na qual nossa percepção…
TEPT
3 de novembro de 2022

#assedionão

Por Marcelo Feijó de Mello Milhões de mulheres são estupradas no mundo a cada ano, a maioria silenciosamente. Impossível não sentir compaixão por tamanho sofrimento, ao mesmo tempo sentimos raiva…
TEPT
26 de outubro de 2022

Violência gera violência

Por Andrea Feijó de Mello A reação de extrema violência perpetrada por Roberto Jefferson contra policiais federais é um exemplo claro de como violência gera violência. Infelizmente estas eleições presidenciais…
TEPT
20 de outubro de 2022

ASSÉDIO ELEITORAL

Por José Paulo Fiks Com a atmosfera eleitoral a qual estamos submetidos neste mês de outubro, algumas questões se articulam entre essa atmosfera e o campo da saúde mental. Um…
TEPT
4 de outubro de 2022

Estresse provocado pelo estupro causa sofrimento psíquico e gera inflamação que pode acelerar o envelhecimento

Esta semana, na revista da Fapesp, um grande estudo temático coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo Feijó de Mello, realizado no PROVE, com inúmeros pesquisadores da UNIFESP em colaboração mostrando que…
TEPT
28 de setembro de 2022

A Violência e abusos sofridos durante a infância podem alterar o cérebro?

É um consenso que as experiencias traumáticas durante a infância (TI) são nocivas ao desenvolvimento psicológico e físico das crianças. Estima-se que 1 bilhão de crianças e adolescentes ao redor…
TEPT
21 de setembro de 2022

Dissociação peritraumática

Algumas pessoas apresentam reações anormais em situações extremas de medo e risco de vida, que incluem a dissociação peri-traumática (DPT) e a imobilidade tônica (IT). A IT leva a uma…
TEPT
14 de setembro de 2022

Abuso sexual pode deixar marcas biológicas duradouras

Por Andrea Feijó de Mello Neste trabalho importante de Ana Teresa D’Elia observamos que o abuso sexual modifica as respostas inflamatórias do organismo da mulher. Estas alterações aparecem após um…
TEPT
6 de setembro de 2022

Setembro Amarelo, o que pode nos ajudar com o suicídio

Por Marcelo Feijó de Mello O suicídio é um problema de saúde pública, multicausal, influenciado por fatores como transtornos mentais, questões sociais, existenciais, psicodinâmica e genética. Cerca de 75% dos suicídios…
TEPT
31 de agosto de 2022

Terapia Interpessoal (TIP)

Texto por Cecília Proença A maioria das diretrizes sobre tratamento de TEPT consideram as terapias focadas no trauma como primeira linha de tratamento. Mas muitos pacientes referem desconforto quando são…
TEPT
24 de agosto de 2022

O TEPT NO SETEMBRO AMARELO

Por José Paulo Fiks A tradicional campanha do SETEMBRO AMARELO está chegando. Tratar sobre o suicídio envolvendo a doença mental é sempre uma tarefa delicada, mas necessária.  Felizmente a cada…
TEPT
16 de agosto de 2022

Qual é a importância da psiquiatria? Uma especialidade médica em grande ascensão na atualidade.

Confira agora o texto que o Dr. Marcelo Feijó de Mello escreveu para a página da UNIFESP sobre “Psiquiatria: qual a importância dessa especialidade médica?”. Muitas dúvidas existem com relação…
TEPT
4 de agosto de 2022

Depressão Materna

A depressão materna é altamente prevalente e pode interferir nos vínculos estabelecidos entre mães e filhos, além de ser fator de risco para desenvolvimento de problemas de saúde mental na…
TEPT
6 de julho de 2022

EU VOU TOMAR REMÉDIO PARA SEMPRE?

Por Marcelo Feijó de Mello Está é uma preocupação de todos os pacientes. Na prática fora os quadros agudos, sejam infeciosos ou traumáticos, a grande maioria das condições tratadas no…
TEPT
29 de junho de 2022

MULHERES SOB ATAQUE

Imagem da revista Isto é. Por Andrea Feijó de Mello Esta semana foi bombardeada por notícias de várias formas de violência contra as mulheres. Meninas com seu direito ao aborto…
TEPT
15 de junho de 2022

O Cejur na reunião clínica do Prove falando sobre alienação parental.

Equipe Cejur: Sergio Rachman, Viviane Machado, Rony Pedroso e Cecília Guimarães.Tivemos o prazer de receber o Cejur na reunião clínica do Prove e aprender mais sobre alienação parental. Um tema muito importante em…
TEPT
7 de junho de 2022

O Prove no Congresso Brain, Behavior and Emotions.

Na semana passada em Gramado o Prof Marcelo Feijó, nosso fundador, em uma mesa de excelência representou o Prove com uma apresentação super interessante sobre tratamento do Estresse Pós Traumático…
TEPT
18 de maio de 2022

UM NOVO SENTIDO PARA O AFETO

Por José Paulo Fiks Desde seu livro O erro de Descartes há quase 30 anos o neurocientista português António Damásio radicado nos Estados Unidos se debruça sobre o conceito de…
TEPT
5 de maio de 2022

VIOLÊNCIA CONTRA OS LGBT+: UMA HISTÓRIA BRASILEIRA NÃO CONTADA

Por José Paulo Fiks Renan Quinalha é advogado, sociólogo e professor do Depto de Direito da UNIFESP, mas certamente seu campo de pesquisa favorito é o da história. Especificamente da…
TEPT
29 de abril de 2022

A HONRA DE WILL SMITH

Por José Paulo Fiks Boa parte da humanidade foi surpreendida com o tapa que o ator Will Smith deu na face de seu colega Chris Rock, que apresentava a cerimônia…
TEPT
6 de abril de 2022

ÁLCOOL FAZ MAL A SAÚDE? UM COPO DE VINHO AO DIA É SAUDÁVEL?

Por Marcelo Feijó de Mello Matéria recente da publicação Medscape (https://portugues.medscape.com) procurou esclarecer estas dúvidas tão comuns. Reforçam a necessidade de um cuidado na divulgação dos dados de pesquisas na…
TEPT
23 de março de 2022

ABUSO DE ÁLCOOL E PANDEMIA

Por Marcelo Feijó Durante a pandemia do COVID-19 houve um aumento do consumo de álcool e das suas consequências. O aumento do uso álcool para lidar com o estresse decorrente…
TEPT
23 de março de 2022

A FACE TRAUMÁTICA DA GUERRA NA UCRÂNIA

Por José Paulo Fiks “O ser humano é maior que a guerra” A escritora bielorrussa, mas também com raízes ucranianas Svetlana Aleksiévitch venceu o Prêmio Nobel de Literatura de 2015.…
TEPT
11 de fevereiro de 2022

TRAUMA CULTURAL E DESIGUALDADES EM SAÚDE

Por Gabriela Dircksen Esta semana está em discussão nas mídias sociais sobre a proibição de grupos políticos nacionalistas, após a repercussão de um programa de podcast no qual foi comentado…
TEPT
4 de fevereiro de 2022

O impacto do contexto da vizinhança no comprimento dos telômeros: Uma revisão sistemática

O impacto do contexto da vizinhança no comprimento dos telômeros: Uma revisão sistemática Temos o prazer de informar que a versão final do artigo O impacto do contexto da vizinhança…
TEPT
3 de fevereiro de 2022

TRAUMA TRIGGER: GATILHOS PARA EXPERIÊNCIAS TRAUMÁTICAS

Por José Paulo Fiks Obras artísticas podem causar lembranças de experiências traumáticas? Filmes, seriados e fatos jornalísticos podem ser novamente traumatizantes? Situações tão corriqueiras como essas têm sido questionadas por…
TEPT
21 de janeiro de 2022

Uma mulher iluminada em tempos sombrios

Por José Paulo Fiks Desconheço quem a desgostasse. Rosaly Braga nos deixou em unanimidade: admirada por todos! Conhecida como batalhadora, ela desafiou todos os deuses da saúde e da doença…
TEPT
3 de dezembro de 2021

BOITE KISS: TRAUMA E LUTO COMPLICADO

Por José Paulo Fiks O luto e o trauma se encontraram na noite do incêndio da boate Kiss. Nesta semana finalmente tem início o julgamento dos apontados como responsáveis por…
TEPT
17 de novembro de 2021

STALKERS

Por José Paulo Fiks Mais uma lei foi aprovada e que envolve impactos de traumas sobre o psiquismo. É a “Lei do Stalking”, que pode ser traduzido como “Lei da…
TEPT
29 de outubro de 2021

AS LEIS E A SAÚDE MENTAL

Por José Paulo Fiks As leis federais que protegem mulheres que sofrem violência têm sido aprovadas com maior rapidez pelo poder legislativo brasileiro. Mais um efeito da pandemia causada pelo…
TEPT
22 de outubro de 2021

TRUE PSYCHIATRY

Marcelo Feijó de Mello A psiquiatria como especialidade médica, deve ser baseada em evidências, contudo sua aplicação clínica diverge em função do psiquiatra ou da psiquiatra. Vejo alguns colegas que…
TEPT
20 de outubro de 2021

CATÁSTROFES

Por José Paulo Fiks O britânico Niall Ferguson é um historiador acadêmico que tem uma longa jornada de publicações voltadas ao grande público. Seu último livro, Catástrofe: uma história dos…
TEPT
6 de outubro de 2021

LANGUISHING

Em conversas, percebo um sentimento comum de paralisia ou uma incerteza de por onde seguir. Como se estivéssemos andando num terreno não tão desconhecido, mas em meio a um espesso…
TEPT
29 de setembro de 2021

O ESTRESSE É SEMPRE NOCIVO?

Bruce McEwen morreu em janeiro do ano passado, mas deixou um enorme legado no campo da pesquisa sobre ESTRESSE. Atuando desde a década de 1950, este pesquisador, como químico fez…
TEPT
22 de setembro de 2021

SOBRE A CURA GAY

O que assusta inicialmente é a grande polêmica levantada pela decisão do juiz permitindo que psicólogos possam oferecer tratamentos para a reversão da homossexualidade. Apesar do magistrado dizer em sua…
TEPT
17 de setembro de 2021

OS VINTE ANOS DOS ATENTADOS DE 11 DE SETEMBRO

A volta do Talibã ao poder no Afeganistão e a disputa com outros grupos terroristas como o Estado Islâmico traz nova apreensão nas sociedades democráticas. Esse acontecimento marcante coincide com…
TEPT
9 de setembro de 2021

TRAUMA PSÍQUICO E PERSONALIDADES

Desde os primeiros estudos da clínica do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), uma pergunta já ficava no ar: qual seria o impacto de uma vivência traumática sobre a personalidade da…
TEPT
26 de agosto de 2021

SÍNDROME DE BURNOUT

A Síndrome de Burnout tem tido maior destaque com a pandemia da covid-19. Exaustão avassaladora, insônia, irritação podem estar ligados diretamente a esta síndrome, descrita em 1970 como uma condição…
TEPT
26 de agosto de 2021

RESILIÊNCIA E O TRAUMA PSÍQUICO

Resiliência passou a ser um conceito comumente usado quando tratamos do campo do trauma psíquico. Mas você sabe realmente o que é resiliência? Emprestado da física, a resiliência pode ser entendida como…
TEPT
12 de agosto de 2021

TRAUMA E SOMATIZAÇÃO

Não demorou muito tempo para o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) entrar para a lista de patologias relacionadas a processos inflamatórios crônicos e que podem trazer enorme repercussão biológica para…
TEPT
12 de agosto de 2021

CULPA E VERGONHA PÓS-TRAUMA

Logo após a criação do diagnóstico de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), uma série de pesquisadores se debruçou sobre o estudo dos afetos (emoções e sentimentos) que envolvem uma situação…
TEPT
5 de agosto de 2021

OS MILITARES E AS MULHERES

A psiquiatra norte-americana Judith Herman é conhecida por sua contribuição para a definição do chamado Transtorno de Estresse Pós-Traumático Complexo (TEPT-C). Esta clínica e pesquisadora propõe que o TEPT deva…
TEPT
5 de agosto de 2021

COMO O TEPT PODE SER TRATADO?

A grande maioria dos quadros da clínica psiquiátrica já possui um guia de tratamento bem estabelecido, passo a passo. Transtornos bipolares, depressões, esquizofrenia e os diversos tipos de transtornos ansiosos…
TEPT
27 de julho de 2021

BULLYING, ABUSO OU ASSÉDIO?

O diagnóstico do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) trouxe à tona a necessidade de definição de alguns conceitos para o campo da saúde mental. Analisando o tipo de agressão com…
TEPT
22 de julho de 2021

O ESTADO DE CHOQUE

É frequente assistirmos em filmes, seriados ou escutarmos em informações jornalísticas que determinada pessoa foi encaminhada em “estado de choque” para um pronto atendimento após um evento traumático. E como…
TEPT
15 de julho de 2021

A AGRESSÃO

Um dos maiores desafios no campo do trauma psíquico é uma medida do impacto de uma experiência potencialmente traumática. Muitas situações consideradas terríveis podem não desencadear o Transtorno de Estresse…
TEPT
12 de julho de 2021

QUANDO UM EVENTO É TRAUMÁTICO?

O diagnóstico do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) tem como base um fator fundamental, o chamado “Critério A”: um evento traumático. Eventos são acontecimentos em nossas vidas que classificamos articulando…
TEPT
12 de julho de 2021

TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO

Mais conhecido por sua sigla TEPT, o diagnóstico Transtorno de Estresse Pós-Traumático foi criado em 1980 por psiquiatras e psicoterapeutas americanos com especialidade no tratamento de combatentes de conflitos armados.…