MULHERES SOB ATAQUE

By 29 de junho de 2022 TEPT

MULHERES SOB ATAQUE

Imagem da revista Isto é.

Por Andrea Feijó de Mello

Esta semana foi bombardeada por notícias de várias formas de violência contra as mulheres. Meninas com seu direito ao aborto seguro negado, atriz julgada publicamente de modo invasivo em sua privacidade e ainda nos EUA a criminalização do aborto como um retrocesso aos direitos da mulher.

O Brasil é um País com altíssimos índices de estupro, reportados, temos 1 estupro a cada 8 minutos, entretanto estima-se que este número seja até 10 vezes maior.

Assim que o tema vem à tona, com mulheres corajosas como a atriz Klara Castanho declarando o que lhe ocorreu, apesar de ter sido de uma forma re-traumatizante devido a comportamentos de julgamento e preconceito contra ela, outras podem também reportar este evento intensamente traumático e procurar ajuda.

O estupro leva ao estresse pós-traumático em aproximadamente 45% dos casos, segundo dados de nossos pesquisadores brasileiros da UNIFESP e UFRJ. E esclarecendo sobre o tema acreditamos que estas vítimas possam procurar tratamento sem sentir vergonha ou culpa, que resultam de estigmatização e preconceito.