ÁLCOOL FAZ MAL A SAÚDE? UM COPO DE VINHO AO DIA É SAUDÁVEL?

By 6 de abril de 2022 abril 8th, 2022 TEPT

ÁLCOOL FAZ MAL A SAÚDE? UM COPO DE VINHO AO DIA É SAUDÁVEL?

Por Marcelo Feijó de Mello

Matéria recente da publicação Medscape (https://portugues.medscape.com) procurou esclarecer estas dúvidas tão comuns. Reforçam a necessidade de um cuidado na divulgação dos dados de pesquisas na área da saúde. Nesta linha a noção do benefício de uma dose de vinho ao dia como benéfica foi quebrada, com a recente publicação da “World Heart Federation” (WHF) reforçando que nenhuma quantidade de álcool pode ser considerada segura para o coração. Ainda resultados de pesquisas mostram os riscos do uso do álcool no cérebro, aumentando as chances de desenvolver câncer e esclerose lateral amiotrófica (ELA).

Mesmo uma única diária de álcool diária pode levar a alterações cerebrais. Numa avaliação das ressonâncias magnéticas (RM) funcionais do cérebro de 36.678 adultos saudáveis entre 40 e 69 anos de idade foram encontradas alterações negativas entre a ingestão do álcool com alterações da estrutura do cérebro, tanto da substância cinzenta como da substância branca. As lesões disseminadas em todo o cérebro, aumentavam com a quantidade de doses diárias.

Outro estudo demonstrou que a ingestão do álcool durante o início vida adulta aumenta o risco de o câncer no decorrer da idade adulta, mesmo se a pessoa parar de beber ou diminuir a quantidade de bebida na meia-idade, o risco permanece. Um estudo feito na Austrália com 22.756 mulheres e 15.701 homens. Mulheres que fizeram uma ingestão excessiva de bebidas alcoólicas (média de pelo menos 6 doses/dia) tiveram muito mais problemas relacionados ao câncer, sendo o mais comum o de mama, seguido pelo colorretal. O mesmo aconteceu entre homens sendo o câncer colorretal o mais comum. O risco permanecia mesmo entre aqueles que diminuíram a ingestão no decorrer da vida.

Estes estudos trazem a questão do álcool como uma droga, que apesar do amplo uso, sem barreiras sociais, tem um potencial grande de dano. Como já colocamos há algumas semanas a incidência do transtorno pelo uso do álcool aumentou de forma assustadora na pandemia, o que coloca um alerta no radar, pois muitos permaneceram com este padrão de uso de álcool, aumentando assim o risco de doenças associadas a esta substância.