Você conhece o Maio Laranja?
Por Mariana Lago
O objetivo do Maio Laranja é uma campanha nacional de conscientização e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Foi instituído em 2022 pela portaria número 836, em referência ao caso de Araceli Cabrera Crespo.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual é 18 de maio, data do desaparecimento de Araceli em 1973. Encontrada falecida e com sinais de violência sexual extrema.
A prevalência de violência sexual no mundo é de 1 em cada 5 mulheres e 1 em cada 7 homens, que relataram ter sofrido violência sexual na infância. O Atlas da Violência em 2025 reportou 40555 casos notificados referentes ao ano de 2023 no Brasil, principalmente em crianças de 5 a 14 anos.
Os impactos da violência: se associam a desfechos negativos ao longo da vida, como suicidalidade, transtornos por uso de substâncias, transtornos psicóticos e transtornos de estresse pós-traumático.
É responsabilidade do adulto, especialmente os cuidadores primários, fornecer cuidado e criar ambientes seguros para as crianças. Denuncias devem ser feitas através do Disque 100, anonimamente e por qualquer pessoa.
—
Imagem: Pexels
O uso de imagens serve para fins educativos e de saúde, não visa lucros.