Saúde Mental e conservação pelo olhar da expedição Entre Parques

By 19 de novembro de 2025 TEPT

Saúde Mental e conservação pelo olhar da expedição Entre Parques

Por Carol Avancine e Letícia Alves

No PROVE recebemos Letícia Alves, psicóloga, e Dennis Hyde, economista, cofundadores do Instituto Entreparques e responsáveis pela expedição inédita que percorreu, ao longo de três anos e meio, os 75 parques nacionais brasileiros.

A partir dessa experiência — que reuniu escuta, convivência e documentação do cotidiano de analistas ambientais, brigadistas, pesquisadores e comunidades — emergiu um tema central: a violência invisibilizada presente no trabalho de conservação. Uma violência que ultrapassa o risco físico e inclui condições de trabalho precárias, falta de reconhecimento social e institucional e o impacto psíquico de atuar em ambientes sob constante ameaça.

Também discutimos como, diante da crise climática, todos estamos atravessados por um trauma coletivo silencioso. Um trauma muitas vezes não reconhecido, que se manifesta tanto no sofrimento de quem cuida dos territórios quanto no distanciamento da sociedade em relação à natureza.

A crise ambiental não é algo distante no tempo; ela já está em curso, ainda que muitas vezes não consiga ser plenamente simbolizada. Cuidar da saúde mental desses profissionais é inseparável do cuidado com os ecossistemas.

Aproximar pessoas da natureza, reconhecer esse sofrimento e criar redes de apoio são passos essenciais para lidar com o presente — e não apenas com o que ainda virá.

Que possamos pensar hoje, sentir hoje e agir hoje

 

Imagem: @entreparquesbr
O uso de imagens serve para fins educativos e de saúde, não visa lucros.