Agosto Lilás

Por Flavia Strumpf
Este mês promove a conscientização e enfrentamento da violência contra mulher,com campanhas do Governo em torno do tema e reforçando o papel da Lei Maria da Penha como instrumento de proteção e transformação de vidas.
Segundo o Atlas da Violência 2025, enquanto que as taxas de feminicídio nos últimos 10 anos diminuíram, os registros de violência não letais contra as mulheres aumentaram. O que gera a questão: estaria a violência contra a mulher aumentando?
Há uma problemática de subnotificação quando o assunto é violência contra mulher, dificultando a compreensão de sua total extensão. Enquanto os dados apontam para algum aumento sobre as ocorrências de agressão, podemos também supor um aumento das notificações, não necessariamente de sua incidência.
Nos últimos 10 anos houve também uma grande conscientização sobre essa temática: vemos em filmes, séries, novelas, notícias, livros e etc. Falar sobre o tema reforça que o que essas mulheres sofrem é um problema que deve ser enfrentado, incentivando sua busca por ajuda e consequente notificação.
No PROVE entendemos a importância de campanhas como Agosto Lilás, ajude nessa conscientização.
—
Imagem: Freepik
O uso de imagens serve para fins educativos e de saúde, não visa lucros.