Determinantes Sociais da Saúde

por Mario Dinis Mateus
“Determinantes sociais da saúde são as condições nas quais as pessoas nascem, crescem, vivem, trabalham e envelhecem, e que são moldadas pela distribuição de dinheiro, poder e recursos a nível global, nacional e local”
Embora ainda não haja consenso científico sobre a definição e quantificação dos fatores sociais na saúde e doença, é reconhecido que a realidade social influencia condições como o transtorno do estresse pós-traumático.
A exposição à violência interpessoal, especialmente a violência sexual, é um dos maiores riscos para desenvolver esse transtorno. Pessoas de baixa renda que passaram por eventos traumáticos têm um risco 1,4 a 2,3 vezes maior de desenvolver o transtorno, indicando que fatores sociais desfavoráveis prejudicam a resiliência ao trauma.
O suporte social também desempenha um papel crucial. Há indícios que pertencer a uma comunidade com maior capital social é um fator protetor para a doença. A pressão para continuar trabalhando, mesmo em situações traumáticas, pode agravar o quadro.
Para aqueles que desenvolvem o transtorno, fatores sociais são essenciais na evolução da doença, afetando o acesso ao tratamento e as questões culturais que influenciam a procura por ajuda.
—
Imagem: Arquivo próprio
O uso de imagens serve para fins educativos e de saúde, não visa lucros.